Prof.
Michel Mattar
Gestor e coordenador de projetos de treinamento executivo, pesquisa e consultoria da FIA, aonde também coordena o PROESPORTE – Programa de Gestão e Negócios do Esporte, e o curso de Gestão de Negócios Esportivos- EAD. Foi general manager da CBF Academy, unidade educacional da Confederação Brasileira de Futebol, bem como da CBF School, marca das escolas de futebol da CBF. Foi Diretor Executivo e de Marketing do Grêmio Barueri Futebol Ltda. Foi Diretor Executivo / CEO da Futebol Tour, agência de turismo e eventos oficial de clubes como Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Vasco, além de arenas como Allianz Parque e Arena do Grêmio. É Sócio da Mattar Serviços de Marketing (agencia de pesquisa e consultoria em gestão e negócios do esporte). Realizou projetos para organizações globais como Telefonica/Vivo, Volvo, Danone, Hotelaria Accor, Ford, Petrobras, Schulz, LG, Gol Linhas Aéreas e muitas outras grandes empresas.
Profundo especialista nas indústrias do Futebol e do Esporte.
Professor de vários cursos da FIA há mais de 20 anos, em temas ligados a Gestão, Governança, Planejamento e Estratégias para instituições esportivas, Marketing no Esporte, Ferramentas de comunicação de marketing, e Gestão de patrocínios esportivos. Foi coordenador e professor do curso de Gestão no Futebol, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol, bem como de sua Escola de Gestão e Negócios. Foi professor do curso Master em Gestão do Futebol promovido pela Federação Paulista de Futebol. Já palestrou nos principais cursos de gestão esportiva do Brasil. É membro da ABRAGESP – Associação Brasileira de Gestão do Esporte.
Editor da Revista de Gestão e Negócios do Esporte – RGNE.
Autor dos livros: Na trave: o que falta para o futebol brasileiro ter uma gestão profissional, Editora Elsevier (2014). Gestão de negócios esportivos, Editora Elsevier (2013). (Organizador e coautor). Gestão do esporte no Brasil: desafios e perspectivas, Editora Ícone (2012). (Coautor).
É mestre em administração e bacharel em esporte pela Universidade de São Paulo.
Prof.
Fauze Najib Mattar
Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e ex-professor de outras instituições de ensino superior; Professor da Faculdade FIA de Administração; Professor Visitante da University of Massachusetts – College of Management – Marketing Department.
Coordenador de projetos de administração da FIA dirigidos para executivos nas empresas Petrobras, Ford do Brasil, Visteon, Vale, AES Eletropaulo, e muitas outras grandes organizações; Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP; Ex-Coordenador do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos USP – DA/FEA – FIA.
Diretor da Mattar Serviços de Marketing; Ex-Gerente de Marketing de Novos Produtos da Heublein do Brasil; Ex-Superintendente de Desenvolvimento Administrativo do CEPAM – Fundação Prefeito Faria Lima; Consultor de empresas em Marketing, Vendas, Sistema de Informação de Marketing, Pesquisas de Marketing e Planejamento de Marketing.
Autor dos livros: “Pesquisa de Marketing – Metodologia, planejamento, execução e análise”, 7ª. Ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2014; “Pesquisa de Marketing – Edição Compacta”, 5ª. Ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2012; “Gerência de Produtos – Estratégias e Ações para o Sucesso”, Rio de Janeiro: Elsevier, 2014; “Administração de Varejo”: Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª. Edição, 2019; e “Gestão de Negócios Esportivos”, com outros, Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Bacharel, Mestre, Doutor e Livre Docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.